sexta-feira, 21 de março de 2008

Mestre Antigos - parte 1





Galera esse post é sobre os Mestre Antigos, logo se eu for escrever a história deles, acho que daria pra escrever um livro. Vou contar um pouco da vida de cada Mestre e vou deixa a fonte pra vocês procurarem mais.


Vou começar por dois Grandes Angoleiros, alunos de Mestre Pastinha. Primeiro Mestre João Grande:



"Mestre João Grande nasceu em 15 de janeiro de 1933, na aldeia de Itagi no sul do estado da Bahia, Brasil (entre Ilheus e Itabuna). Itagi é pequena e não aparece nos mapas da região. [Citação necessários] Como um jovem, não houve tempo para a escola ou mesmo jogar, e ele trabalhava junto com sua família no campo. No entanto, durante o trabalho que ele foi capaz de envolver-se em seu passatempo favorito, o estudo da natureza. Ele era fascinado pela forma como o vento move as árvores, ondas no oceano e, em especial, os movimentos dos animais, como a greve da serpente e o vôo da ave. Esta foi a sua influência muito prática e filosofia da Capoeira.

Após Pastinha morreu, Mestre João Grande parou de jogar capoeira. Ele continuou a tocar música e dança folclórica em shows, mas deixou de ser realizada capoeira. Ele retornou ao Mestre Moraes e Mestre Cobra Mansa (também conhecido como Cobrinha) convenceu-o a sair da aposentadoria em meados dos anos 1980's. Ele começou a ensinar com sua organização Grupo Capoeira Angola Pelourinho (GCAP). Em 1989 ele foi convidado por Jelon Vieira para turnê nos Estados Unidos. Jelon foi o primeiro a introduzir formalmente capoeira para os E.U. em 1974. A turnê foi um tremendo sucesso. Em 1990 voltou a apresentar Capoeira no National Black Arts Festival em Atlanta, na Geórgia e no Schomberg Centro de Investigação para a Cultura Negra na cidade de Nova York. Mestre João Grande decidiu que ele gostou os E.U.A e ensina na cidade de Nova Iorque desde então."
Fonte: Wikipedia


Agora Mestre João Pequeno:



"João Pereira dos Santos ou Mestre João Pequeno de Pastinha como ele é conhecido dentro das rodas de capoeira , iniciou sua vida na capoeira como um aluno do Mestre Gilvenson e mais tarde tornou-se discípulo de Mestre Pastinha - o pai da Capoeira Angola contemporânea. Juntamente com Mestre João Grande, ele mais tarde iria compartilhar a honra de ser um dos melhores Mestres formado por Mestre Pastinha - os únicos a quem confiou o seu legado.

Em 1970, Mestre Pastinha disse o seguinte sobre João Pequeno e João Grande, "Eles serão os maiores jogadores Capoeira do futuro e tenho trabalhado duro com eles e para eles, para alcançar este objectivo. Eles serão verdadeiros mestres. Não apenas professores improvisados, que pode ser encontrado em qualquer lugar, que só destruiram nossa tradição que é tão bela. Ensinei tudo que eu sei que esses jovens homens. Ensinou até o Pulo do Gato, um movimento que Pastinha tinha apenas para si, como elemento surpresa, usando apenas em algumas circunstâcias

Mestre João Pequeno dedicou a sua vida ao ensino Pastinha do estilo de Capoeira Angola desde então. Hoje, em seu 80s, ele continua a ensinar e praticar capoeira em sua academia no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, que, através do trabalho do Mestre João e GCAP, chegou a ser chamado de Forte da Capoeira, que é desligada para o norte Do centro histórico de Salvador, Bahia, que também é chamado Pelourinho."

Fonte : Wikipedia


Mestre João Grande(esquerda) e Mestre João Pequeno


Vamos ao cd´s:

Alguns vídeos pra vocês curtirem os mestre jogando:






Um comentário:

  1. Dê uma olhada nesse vídeo camarada! É de Mestre Adilson de Brasília (senhor de "cabelos brancos"). Na final de um torneio entre amigos do Ginga Sem Limites 2006 (Mestre Itapoan), no qual foi campeão. Segue o vídeo da final:

    http://www.youtube.com/watch?v=cOB02iWaNFw

    ResponderExcluir