sexta-feira, 21 de março de 2008

Mestres Antigos - parte 2





Vamos começar por Mestre Itapoã:
"Raimundo Cesar Alves de Almeida, nasceu em 13 de Agosto de 1947 em Salvador Bahia e é conhecido no universo da Capoeira como Mestre Itapoan, ganhou este apelido por morar em Itapoã bairro de Salvador. Começou a praticar Capoeira em 22 de Setembro de 1964 aos 17 anos. Era aluno do Mestre Bimba com quem muito se identificava, e fazia todos os seus cursos. Em 1965 se formou recebendo o lenço azul, no ano seguinte fez um curso de especialização que lhe daria o lenço vermelho. Em 1967 recebeu o lenço amarelo por ter terminado o curso de especialização. Em 1970 Mestre Bimba organizou um torneio de formados. Mestre Itapoan foi o campeão na categoria absoluto, um ano depois foi campeão absoluto e campeão de duplas dos Jogos Universitários Baianos. Com Mestre Bimba, ele treinou até 1972, pos foi o ano em que Mestre Bimba decidiu mudar-se para Goiás. Mestre Itapoan resolveu ter seu próprio trabalho e junto com Hélio Xaréu fundou ainda em 1972 a GINGA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA. Três anos depois, foi campeão da "Taça Mestre Bimba no Jubileu de Prata F.B.P." como técnico da GINGA. Também como técnico foi tricampeão baiano de Capoeira nos anos de 1976, 77 e 78. Em 1980 Mestre Itapoan fundou a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFESSORES DE CAPOEIRA (A.B.P.C.), da qual é Presidente. Incansável, fundou ainda a FEDERAÇÃO BAIANA DE CAPOEIRA em 1983 e faz parte do Conselho de Mestres . Em 1982 lançou o primeiro de vários livros que já escreveu, com o seguinte título "BIMBA, O PERFIL DO MESTRE", após este vieram "ATENILO, O RELAMPAGO DA CAPOEIRA REGIONAL"; "A BIBLIOGRAFIA CRÍTICA DA CAPOEIRA" e "A SAGA DO MESTRE BIMBA". Lançou ainda a REVISTA NEGAÇA que já está no quarto volume.Foi agraciado com a MEDALHA DO MÉRITO DESPORTIVO NACIONAL, por indicação do Presidente do CND, MANOEL TUBINO, aprovado pelo MEC, pelo Ministro CARLOS SANTANA e autorizado pelo então Presidente da República JOSÉ SARNEY, em 1992. Além da vasta experiência na Capoeira, Mestre Itapoan é formado em ODONTOLOGIA desde 1975. É CIRURGIÃO DENTISTA, Professor Adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, dando aulas de ENDODONTIA e vice-presidente do departamento de ODONTOLOGIA RESTAURADORA. Atualmente, com 35 anos de "bagagem" como dizem os capoeiristas. Mestre Itapoan, até hoje, mora no mesmo lugar que deu origem a seu apelido, no litoral de Salvador em Itapoã, e ministra cursos, palestras e participa de rodas de Capoeira por este Brasil afora. "
Agora Mestre Canjiquinha:


"Washington Bruno da Silva - Mestre Canjiquinha, nasceu a 25 de setembro de 1925, em Salvador. Discípulo do Mestre Raimundo Aberre, natural de Santo Amaro da Purificação, Canjiquinha foi um dos capoeiras que mais visibilidade deu a sua arte, viajando por todo o Brasil em exibições e também atuando em muitos filmes entre ao quais, Barlavento (Glauber Rocha) e O pagador de Promessas (Anselmo Duarte).
A partir dos anos 60, quando a capoeira se tornou mais conhecida e divulgada no Brasil, a figura do Mestre Canjiquinha ganhou maior relevo. Sua academia tornou-se uma das principais agências de formação de novos capoeiristas com Paulo dos Anjos, Geni, Lua – que se tornaram mestres de outros e contribuídores para a expansão da capoeira em outros paises. São os responsáveis pela continuidade da herança de Canjiquinha. A este a capoeira deve uma serie de invenções sendo as mais conhecidas aquelas que ele introduziu nos toques e jogos : Muzenza, Samango, Samba de Angola.
“Canjiquinha é um capoeira jovem e ágil, fazendo com que se destaque entre os seus companheiros, porém o seu maior destaque é no canto e no toque. Canta como bem poucos e com um repertório vastíssimo, inclusive com uma grande facilidade de improvisar e de todos é quem mais tem contribuído para a adaptação de outros cânticos do folclore, à capoeira”


Agora os cd´s:

Nenhum comentário:

Postar um comentário