segunda-feira, 17 de março de 2008

Pra quem pediu Senzala





Como demorei a fazer o úlyimo post, resolvi recompensar os leitores do blog, com mais um post hoje. Desta vez com Cd´s do Grupo Senzala. Eu já havia realizado um post de um cd do Senzala, mais especificamente do Mestre Toni Vargas. Desta vez vou postar um cd do Mestre Peixinho( pra quem não sabe mestre do Toni Vargas) e um do Toni. Um pouco de história só pra não perder o costume:



"O Centro Cultural Senzala foi fundado pelo Mestre Peixinho - Marcelo Guimarães e faz parte do Grupo Senzala. Está Sediado no Rio de Janeiro, Brasil, e possui representações à "volta do mundo" O Grupo Senzala constituiu-se nos anos sessenta. Cresceu procurando aperfeiçoar-se por meio de contactos com outros capoeiristas, através do treinamento intensivo e na procura dos fundamentos com a "Velha Guarda da Capoeira", passando vários períodos em Salvador, Bahia. Foi em 1967, que o grupo à procura de outras experiências, se inscreveu no torneio "Berimbau de Ouro". Para surpresa geral, venceu o torneio, e repetiu o feito por três anos consecutivos. Além de maturidade, ganhou o respeito e destaque nacionais ( Brasileiros ). Mais tarde, o grupo descentralizou-se, com seus membros ensinando em diferentes clubes, academias e universidades, e a reunir-se aquando da formação de novos 'Mestres" e graduação de alunos. Actualmente, está representado em todo o Brasil e em muitos outros países e apesar de ter tido milhares de alunos durante esse período, formou pouco mais de dez "Mestres". É esta exigêcia de qualidade e nível técnico, aliada à dedicação consciência dos valores históricos da Capoeira que tem feito e mantido o nome "Senzala", como grande referência no Brasil e em todo Mundo"



Agora um trecho de um depoimento do Mestre Toni Vargas, falando de seu Mestre:

"Agora, pra mim, chega uma hora difícil, falar do meu mestre, sinto que estarei sendo pretensioso. É que meu mestre ta aí , jogando como nunca, e falando por si só, ele escreve e reescreve sua história a cada instante. Seja na fluidez de seu jogo, na perfeição dos instrumentos que cria, ou na imensa bondade que emana como ser humano. Ele é mais que mestre, é pai, irmão, amigo leal, confidente, enfim...Tenho que crescer muito para fazer jus a grandiosidade do mestre Peixinho do Grupo Senzala de Capoeira.

"A ELE DEVO DINHEIRO SAÚDE E OBRIGAÇÃO" "

Isso que é um exemplo de respeito , carinho e admiração. E esse sentimento falta pra muito capoeirista por ai.
Vamos ao cd´s:



Curiosidade: Você pode encontrar letras de algumas músicas do Mestre Toni Vargas do Vagalume.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo presente, do Cd Da Senzala, realmente um dos melhores q já ouví...
    Aproveito pra informar que o nome do mestre Toni é Toni Vargas, sem o Y, derivado de antonio cesar vargas.
    Axé!!!

    ResponderExcluir
  2. Não é por nada não, mas, senzaleiro que se preze sabe muito bem que o Centro Cultural Senzala De Capoeira foi criado pelos irmãos Metsre Rafael e Paulão Flores, depoi no Rio de Janeiro ingressaram no grupo mestre Peixinho,mestre Gato...

    ok

    ResponderExcluir
  3. tu nao sabe ler nao menina,, sabe diferenciar grupo senzala e centro cultural senzala.. oxi vano saber ler antes de comentar ner

    ResponderExcluir