sexta-feira, 27 de junho de 2008

Grupo Candeias





Olá camadas, infelizmente acho que dessa vez bate o recorde de tempo sem postar. Sabe como é,fim de semestre, é uma correria só.
Nesse post resolvi coloca os cd´s que tenho o grupo Candeias. Sinceramente eu nunca havia ouvido falar nesse grupo até baixar os cd´s, mas fui pequisar na net sobre ele, e descobri que é um grupo conhecido e que professores em vários locais desse mundo. Vou colocar aqui um pouco da história do grupo.


"SEU INICIO

O Grupo Candeias nasceu no clube SESC do setor Universitário, aqui mesmo em Goiânia, em 1977. Seu primeiro professor foi Carlos Antônio (Carlinhos Chuchu), e seu primeiro nome: "Grupo de Capoeira Anglo-Regional". Seus primeiros alunos foram comerciários e filhos de comerciários, pessoas pobres, oriundas dos bairros de classe baixa.
Em 1978, Passarinho assumiu a liderança do grupo e mudou o nome do Anglo-Regional para "Grupo de Capoeira São Bento Pequeno". No ano de 1981, Passarinho saiu do SESC, levando consigo o Grupo São Bento Pequeno e grande parte dos alunos.
Mestre Suíno, formado em 1980, assumiu o Grupo e voltou a usar Anglo-Regional, provisoriamente, até se criar um novo nome para o Grupo.

MUDANÇA DE NOME
O Grupo cresceu e vários de seus graduados abriram novos grupos. Em 1991, o Anglo-Regional havia se tornado uma associação, com um número elevado de adeptos. Em conseqüência disso muitos problemas surgiram e questões como o fortalecimento da filosofia, da unidade e a criação de um currículo, precisavam ser resolvidas: a solução encontrada foi a de que todos se tornassem um só grupo. Foi assim que, em 1991 o Grupo fez um concurso, para mudança do nome, e a partir de 1992, todos os grupos passaram a usar o mesmo uniforme e a adotar um único nome, Grupo Candeias de Capoeira, hoje presente em vários estados brasileiros e um dos mais expressivos grupos de capoeira do nosso país.
O grupo já era forte, só que estava fracionado, com o surgimento do "Candeias", apenas se tornou conhecido, já que tudo passou a girar em torno deste nome.

COMO FOI QUE O GRUPO CRESCEU
O grupo que contava com poucos recursos financeiros, o que dificultava o deslocamento de seus integrantes para participar dos eventos de capoeira nos grandes centros brasileiros, adotou a estratégia de trazer os grandes mestres para ministrar cursos e passarem suas experiências: João Pequeno, Suassuna, Itapoan, Eziquiel, Canjiquinha, Paulo dos Anjos, Zulu e outros.
O Grupo se espelhou no trabalho destes mestres e por isto trabalha várias danças: Maculê-lê, dança Guerreira, dança do fogo, puxada de rede, samba de roda e outras."

Fonte: http://www.grupocandeias.com.br



Mestre Suíno(dir)

18 comentários:

  1. Muito boa a postagem....sou fã do grupo Candeias e agora tô sabendo um pouco mais.
    Muito bom o blog continue assim

    ResponderExcluir
  2. gosto de capoeira, fui praticante e tenho saudades do grupo candeias, faço faculdade de Educação Física pela UNB de Brasília e pretendo depois de formada voltar a praticar, um abraço mestre suíno.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Suino, louvo a Deus pela sua vida, homem mui amado do Senhor, tens sido referência para nós aqui no Rio de Janeiro e creio que para o mundo transferindo toda honra, glória e louvor ao único que é digno de ser adorado.
    Shallon!

    Que Deus continue te abençoando sobre maneira, e que o reino dos céus seja cheio de discípulos teus.

    Um grande abraço do seu irmão e amigo

    Contramestre Arrepiado ACM - RJ

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. muito boa a postagem só ki vc esqueceu de dizer ki
    o mestre Suino foi um dos melhores de sua época
    estando na ativa a e dando aulas até hj
    sou aluno graduado do mestre Cabeça(Cláudio) do grupo candeias....

    ResponderExcluir
  6. Ola! pessoal muito bom saber um pouco da historia do grupo da qual faço parte haa 6 meses sempre gostei e cada dia gosto mais da capoira hoje é a minha paixão!tive o prazer de conhecer o mestre suino uma pessoa
    muito sábia. de DEUS msm...q ñ ensina so movimetos mais valores...
    Antes se tinha muito preconceito com a capoieira com relação a magia negra e tudo mais e o mestre tem mostrado hoje pra muitas pessoas q tudo q vc faz para o bem! do bem é..to muito feliz em te lo como nosso mestre e o biliu como meu professor no candeias de Brasilia df agradecer a todo grupo q treina comigo aos graduados q sempre estao prontos a ajudar e passar um pouco do q aprenderam! um abraço a todos! Mestre Suino sou sua fâ..DEUS continue abençoando vc e sua familia! abraço viviane*-*
    EU SOU CANDEIAS SOU CAPOIRA GYN!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Aucilene e sou do Grupo Candeias de Goiânia, sou esposa do mestre Suíno. Confesso que fiquei emocionada ao ver o trabalho do Grupo sendo apreciado por pessoas que gostam de capoeira e mais emocionada ainda ao ver o carinho como meu marido é tratado com mestre de Capoeira e como homem de Deus que ele é.

    ResponderExcluir
  8. O som da Capoeira, é o melhor pra se comaprtilhar. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. eu tenho pouco tempo no candeias mais eu ja conheçinha mais depois que entrei naum quero sair mais nunca e bom demais samos um familia forte axe pra todos que fazem parte do candeias
    abraços mestre suino

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mestre Suíno Admiro você e Todo seu grupo !
    Gostei Muito Do Aulão Que o SR. ministrou !

    Everton (Taz) Grupo Art Brasil CM. Marinheiro !
    Goiania

    ResponderExcluir
  11. bom esse grupo é massa de mais pessoal sou muito feliz por ter participado muito dele, aprendi muita coisa nele, mais eu to com ideia de voltar, sou aluno: anderson de campina grande, meu msn é: capoeira58@hotmail.com quem poder mim add vou ficar muito feliz..... abraços para todos os capoeiristas....

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite! Meu nome é Beny e fui aluna do Macarrão há muitos anos atrás, gostaria muito de voltar a treinar, mas nem sei se tem algum local próximo ao terminal das bandeiras para treinar... alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor!!!! No Japão não existe nenhum trabalho de genero, mas através desta ferramenta poderosa em Deus, gostaria de agradecer, pois estaremos utilizando para evangelizar aqui no Japão muito obrigado e que Deus possa continuamente abençoar a vida de todos os irmãos....

    ResponderExcluir
  14. Agora sim entendi...
    Quando eu tinha 10 anos(1990) ingressei na capoeira em uma academia perto da minha casa.Pratiquei durante um ano e alguns meses e parei.Uns 3 anos depois resolvi voltar para a mesma academia e me deparei com o nome diferente,a graduação estava diferente,o uniforme também.Eu era adolescente e não me importava muito saber o porque disso na época,visto ainda que tinha mudado para melhor.Hoje quase 20 anos depois lembrei do Grupo Candeias,resolvi pesquisar na internet,e achei essa pequena história do grupo aqui.Muito legal saber depois de tanto tempo o motivo da mudança.Moro em Jataí-GO e treinava com o professor Discrente.Cheguei na época conhecer o Mestre Suíno,que nos recebeu muito bem em sua casa,onde estávamos participando de um torneio em Goiânia.Foi um período que jamais vou esquecer!!
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Além de proporcionar um pouco de conhecimento sobre o grupo, também disponibiliza algumas musicas. Gostei.

    ResponderExcluir
  16. conheço o mestre suíno desde a década de 80 quando iniciei na capoeira com o grupo beribazu de brasília, hj tenho minha própria etnia de capoeira chamado gunage capoeira. me lembro bem quando mestre suíno vinha ate brasília para fazer cursos com meu mestre o ''mestre zulu'' grande abraço mestre sou seu fã e te tenho como um espelho na capoeiragemmm abraço grande..

    ResponderExcluir
  17. Candeias orgulho a cada dia em fazer parte desta família.. Axé a todos!
    #mancha#

    ResponderExcluir