terça-feira, 26 de agosto de 2008

Megapost Senzala





Ae galera vou fazer um post com 5 cds de mestres do Grupo Senzala, infelizmente só encontrei um pouco da história de um deles.



Um dos nossos leitores me avisaram da confusão feita nesse post. Na verdade o Mestre Valtinho pertence ao Grupo Associação de Capoeira Senzala de Santos, do qual também faz parte o Mestre Sombra, além de outros mestres.


Entretanto também existe outro grupo com o nome Senzala, esse acredito que seja mais famoso, Desse Senzala fazem parte, Mestre Peixinho , Mestre Toni Vargas, Mestre Sorriso , Mestre Samara e Mestre Ramos.

Logo dos 5 cd's 4 são do Senzala e 1 da Associação Capoeira Senzala de Santos.
Mestre Valtinho
"José Valter Batista Santos, nasceu no dia 02 de Abril de 1957, na cidade de Estância Sergipe, no estado de Sergipe, Brasil. Veio para Santos com 12 anos de idade com seus pais. Sempre trabalhou como serralheiro, agora aposentado.
Iniciou a Capoeira em 1975 com Mestre Sombra, na rua Mal. Pego Junior nº 20 - 3º andar. Formou-se com Mestre Sombra e recebeu seu cordão de Mestre em 1993. Fundou a Associação de Capoeira Valtinho da Senzala em 1983. Dá aulas de capoeira até hoje na ADC CPFL em Santos.
Seu momento marcante na Capoeira foi sua formatura de Mestre, quando alcançou seu maior objetivo. Capoeira é tudo, vida, amizade, somente coisa boas envolvem a capoeira.
Abaixo trechos retirados do site da Associação de Capoeira Valtinho da senzala
Iniciou na Capoeira em 1975 na Associação de Capoeira Senzala - Santos, formou-se em 1978 e mestre de capoeira em 1983 e em 1993 com a troca de graduação pela CBC recebe o cordão branco, fundou em 12/04/1983 a Associação de Capoeira Valtinho da Senzala e em 10/11/1998 a Associação de Capoeira Valtinho da Senzala ADC. Formado em uma das melhores épocas de capoeiristas da Baixada Santista, de um período onde capoeira era a atividade principal de suas vidas, Mestre Valtinho foi o contra-mestre do Mestre Sombra (contra-mestre significava na Senzala fazer a vez do mestre na sua ausência e isso foi conquistado com muito respeito, dedicação e humildade ao meu mestre, diz Mestre valtinho). Mestre Valtinho destacou-se dos demais pelo seu estilo alongado de jogar e seu jogo acrobático, diz o mestre" . . . eu via aquela atleta de ginástica olímpica, Nadia Commaneshi, e dizia dá para fazer esses movimentos ou adaptar em uma roda durante o jogo e o e desenvolvimento do alongamento foi pelo motivo de eu possuir estatura baixa e ter que passar os movimentos perante o rosto dos alunos altos então me aperfeiçoei com muito sofrimento, mas atingi meu limite . . .". Mestre Valtinho prima pelo aperfeiçoamento do aluno em sua máxima condição física e destreza.
" Capoeira é Vida ""


8 comentários:

  1. Há um grande erro ao mencionar mestre Valtinho com os outros mestre do Grupo Senzala, o qual v relata a historia.
    Mestre Samara, Mestre Ramos, Mestre Sorriso, esses sim sao do mestre grupo senzala, q venceu tres vezeso berimbau de ouro, fundado na decada de 60, etc...
    Que tem tbem, mestre Peixinho, Mestre Toni Vargas.
    Axé!

    ResponderExcluir
  2. OPaaa
    não conheço pessoalmente mestre Valtinho, mas o respeito!

    ResponderExcluir
  3. está faltando sim é o mestre sombra!!como é que vcs conseguiram esquecer!Não desrespeitando os outros mestres!que também tem os seus valores!E venha para santos quem não conhece o mestre Valtinho ele é gente boa!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha eu gostaria de poder colaborar com o conhecimento de vocês , visto que há informações equivocadas....existem 2 grupos com o nome de senzala, existe o grupo senzala, fundado pelo mestre camisa, que logo após saiu e formou a abadá capoeira, do qual fazem parte mestre peixinho, mestre ramos, mestre itamar, mestre sorriso, mestre toni vargas, dentre outros...
    e existe outro grupo que se chama associação de capoeira senzala de santos, dentre os quais fazem parte mestre valtinho da senzala, mestre sombra e outros....

    portanto as histórias estão meio misturadas...obrigado

    ResponderExcluir
  5. olha leva a mal não, mas mestre camisa não fundou grupo senzala nenhum, ele fez parte do grupo como varios outros mestre de grandes grupos fizeram parte tbm...

    ResponderExcluir
  6. mestre camisa não fundou o grupo senzala,
    ele fez parte do grupo por alguns anos, e depois veio a sair para fundar seu proprio grupo...mas não fez parte da fundaçao não.

    ResponderExcluir
  7. O MESTRE CAMISA NAO FUNDOU O GRUPO SENZALA!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mestre Valtinho é formado pelo mestre sombra da capoeira senzala de santos não tendo nada a ver com o grupo senzala da qual fazem parte sorriso , samara entre outros que vc divulgaram A capoeira Senzala de Santos é um grupo unico formando grandes mestres da região da baixada santista e o primeiro mestre formado pelo Mestre Sombra é o mestre Parada e depois sim veio os outros..

    ResponderExcluir