domingo, 7 de setembro de 2008

Aprenda a tocar berimbau






Depois do sucesso do post TOQUES DA CAPOEIRA, vou realizar neste post a postagem de vários vídeos que ensinam a tocar vários toques da capoeira, exatamente 18 toques( angola, são bento pequeno, são bento grande de angola, samba de roda, apanha laranja no chão, samango, são bento grande de bimba, benguela, cavalaria, idalina, iuna, amazonas, muzenza, aviso, barra vento, miudinho ).
Esses vídeos foram gravado por uma camarada chamado Jacaré do Lodo e foram disponibilizados no youtube, basta procurar por aula de berimbau. É um curso feito por ele dividido em 3 módulos, toques de angola, toques da regional e toques "desconhecidos". Um curso realmente muito bom pra quem estar aprendendo.
A única coisa chata sempre que você quiser assistir espera carregar e etc.. Até porque ninguém aprende um toque olhando apenas uma vez. Então eu tomei a liberdade de baixar essas aulas converter para mp4 e disponibilizar para download.

Então vamos ao que interessa:
  1. Notas no berimbau ( aula introdutória) :
  2. Angola:
  3. São Bento Pequeno de Angola:
  4. São Bento Grande de Angola:
  5. Samba de Roda:
  6. Apanha laranja no chão:
  7. Samango:
  8. São Bento Grande de Bimba:
  9. Benguela:
  10. Cavalaria:
  11. Idalina:
  12. Santa Maria:
  13. Iúna:
  14. Amazonas:
  15. Muzenza:
  16. Aviso:
  17. Barra Vento:
  18. Jogo de dentro:
  19. Miudinho:
  20. Toque Ave Maria
  21. Toque Tico Tico
  22. Significa do iÊêÊê no ínicio da ladainha
  23. Como tocar berimbau e cantar ao mesmo tempo




37 comentários:

  1. Os toques 10 e 11 são no mesmo aula10-Cavalaria.mp4. Eu acho que tu fizeste um pequeno erro quanto tu tavas a transferir arquivos pela rede.

    Muito Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui formado como mestre pelo mestre Limão.Aluno do mestre Bimba.Mas deixei a Capoeira por amar as almas.Passei a trabalhar em prol de pessoas rejeitadas pela Sociedade.Como drogados.alcoólatras.morador de rua
      Nos hospitais como Capelão.missionario nas favelas evangelizando.

      Excluir
  2. É verdade, coloquei errado.
    Agora eu já corrigi, já pode baixar o que ta faltando.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo trabalho, muito bem explicado e filmado de uma maneira muito profissional, bravo!!!

    ResponderExcluir
  4. Moro em Bruxelas na Belgica e a saudade do meu Brasil me fez voltar às aulas de capoeira aqui do outro lado do mundo, comprei um Berimbau e tive a sorte de achar esse site maravilhoso e muito profissional mesmo, fiz capoeira dos 10 aos 12 anos de idade e por causa de um acidente tive que parar, hoje com meus 32 anos volto a pratica-la com muita vontade de aprender tudo oq Deus me permitir dessa arte, magia, dança, luta e tudo que vem junto... agradeço de coraçao o meu amigo, falo amigo pq ja estou na quarta aula e bem armonizado com esse camarada nota dez que eh Jacare do Lodo, merci mon ami!!!

    ResponderExcluir
  5. Tudo beleza? Muito legal o seu blog para a divulgação dessa nobre arte que se chama capoeira. Uma coisa, quando vai ser postado a aula de berimbau 20 (toque ave maria) e o toque tico-tico?

    O que você acha de colocar as aulas de atabaque do jacaré do lodo?
    Estão muito boas também.
    Axé Camará!

    ResponderExcluir
  6. Bom.. antes de td quero te dar os parabéns pelo blog e pelas aulas. A muito tempo ja q eu estava querendo aprender a tocar o meu berimbau e ai achei esse blog. Já estou na aula sao bento grande regional... muito bom estou adorando.
    Mas agora eu quero lhe fazer umas pergunta. O arame do meu berimbau esta meio froxo, como faço para apertar mais? Existe algum jeito q seja tranquilo fazer isso? Vlw Obrigado e espero por sua resposta!

    ResponderExcluir
  7. o link da aula 12 ... Santa Maria tah quebrado ... diz que o arquivo nao existe ou coisa assim ... arruma ele ai pra gente ... so falta essa ... desde jah valeu ... foi de muita ajuda pra nos

    ResponderExcluir
  8. ola gostaria de interagir com o "jacare do lodo" pos promovo projetos com alunos e as aukas q tenho ñ sao o bastante, eu conhecoo tramalho dele ja faz um tempo gostaria q ele me desse uma forcinha ai.
    tucano preto, grupo de capoeira raizes.
    são luís MA.
    bruno_e_eline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Mendes eu sei que o Jacaré do Lodo tem perfil no orkut, de uma olhada nos vídeos que ele colocou no youtube ou procure no orkut mesmo, vc deve achar logo,

    ResponderExcluir
  10. Luan o problema do toque santa maria foi corrigido.

    ResponderExcluir
  11. Olá, quero dizer que nós do grupo Filhos de Ganga Zumba aqui de Pindamonhangaba-SP, estamos muito satisfeitos pelo curso,não só para tirar dúvidas sobre os diferentes toques,mas,também pela sua ENORME contribuição para a Capoeira no geral...Esperamos novos Post´s sobre toques, ou sobre golpes, defesa-ataque, enfim qualquer coisa q possamos nos beneficiar para engrandecer a arte da capoeira...No mais um fote abraço...Salve a todos os capoeiristas ou apreciadores dessa arte...

    ResponderExcluir
  12. vc e um cara sensacional os antigos mestres se orgulhariam de vc

    ResponderExcluir
  13. Jacaré do Lodo queria te pedir um ensinamento de toque de maculele se vc puder passa pra gente valeu

    ResponderExcluir
  14. Valeu velho estou aprendendo todos os toques graças as suas aulas valeu e muito axé.

    ResponderExcluir
  15. tem alguma dica de como conseguir segurar o berimbau sem ele babolear?

    ResponderExcluir
  16. ola amigos sou eu jacare do lodo que vós escrevo e agradeço pelo apoio a este humilde trabalho, axé a todos os merecedores!

    ResponderExcluir
  17. fala parceiro !!!!!
    vlw pelas aulas mto bom !!!!
    abraço !!!!

    ResponderExcluir
  18. ae meu parceiro se poder postar é que só falta um toque de bimba pra eu pegar direitinho com esse são 8 toques é o "ino da regional" se poder postar agradecido ao contrario agradecido mesmo assim axé ^^

    ResponderExcluir
  19. boa tarde venho atravez desta dar os parabens ha voçe pois è muito importante o trabalho que vç esta fazendo
    muito rico e preçiozo leva o conheçimento
    que poucos podem ter pois muitos so querem aprender a jogar a nossa capoeira
    e vç sem medo esta fazendo um trabalho muito bom um grande axe abraço formado cobra

    ResponderExcluir
  20. Meu camarada ...que beleza de trabalho...parabéns...deveria pensar em lançar um DVD como revista e tudo...sem brincadeira...to estudando pelos seus vídeos...alem de aprender a tocar passa de uma forma clara a cultura da capoeira...

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por esse belo trabalho, adorei sua forma de ensinar, achava qe seria bem dificil eu aprender a tocar berimbau. Mas com sua explicação as coisas se tornaram bem mais fáceis, axé capoeira !

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, será que tu podia por viradas e floreios de viola ?! abraço

    ResponderExcluir
  23. A trajetória do Missionário Dirceu Souza da Silva

    Não há como negar que nesses anos de trabalho o grande orientador de tudo é o Espírito Santo. Grandes dificuldades foram e são vencidas milagrosamente.

    Acompanhe um pouco desta história que nos anima a continuar à disposição do Pai como mordomos pregando Cristo às nações. Atualmente no BRASIL SAO PAULO CAPITAL BAIRRO DO CAMPO LIMPO está atuando em varios Pais,pela internet no GOOGLE MISSIONARIO DIRCEU SOUZA DA SILVA,NO YUOTUBE DIRCEUPROF,ORKUT DIRCEU79,FACEBOOK DIRCEU SOUZA DA SILVA,Pela FE onde Missionário DIRCEU SOUZA DA SILVA esta trabalhando em prol de vidas que precisam ser salvas, que precisam ouvir a Palavra de Deus, conhecer o Autor e Consumador da nossa fé.

    O que é necessário para contribuir com o ministério de missões?
    Perguntas que não cessam. Como contribuir afinal?VOCE PODE AJUDAR-DOANDO QUANTO PUDER-BANCO BRADESCO-AGENCIA 1449-DIG.4 CONTA 1020755 DIG.0 VIA.01 TIPO.00
    VOCE PÓDE FUGIR FICAR OLHANDO OU FAZER ALGO E TERA RECOMPENSA.DIGITE NO GOOGLE MISSIONARIO DIRCEU SOUZA DA SILVA.POIS NAO TEM AJUDA DE IGREJA ALGUMA SOU TINERANTE COMO MISSIONARIO EM HOSPITAIS,PRESIDIOS E CADEIAS PUBLICAS.LARES NAS FAVELAS,NAS COHABIS,NOS BAIRROS,CASAS DE RECUPERAÇOES.ASSILOS,ONDE DEUS MAND

    ResponderExcluir
  24. ser parceiro na obra de Deus. Experimente e você vai ver que o Deus dos crentes também é o seu Deus. Ele quer te ajudar para você também ajudar alguém a ir levando a preciosa semente do amor. Atenda mais este pedido e certamente Deus irá recompensá-lo. Basta ter disposição, amor, fraternidade, fé e ajude-nos a ser voz dos que não tem voz.

    ResponderExcluir
  25. Ola jacare do lodo
    Vim por meio deste post agradecer-lhe
    do fundo do meu coraçao por ter me ensinado a tocar berimbau, quando me pergutarem quem foi que me ensinou
    vou dizer com muito orgulho
    Foi o jacare do lodo
    Paz amigo

    ResponderExcluir
  26. MUINTO BON EU FASSO CAPOEIRA NO CAMARADA CAMARADINHA EM ITABUNA PROF:SERGIO
    MESTRE:RAMIRO PARABENS MAS EU JA SEI TOCAR BIRINBAL ATABAQUE E PANDEIRO INDIOTA HAHAHAHAHAHAHA KKKKK

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Excelente post!!! gracias a el ya estoy practicando con mi Berimbau que recién compre. Mucho Axe para todos desde Venezuela

    ResponderExcluir
  31. Excelente post!!! Tengo un año practicando este arte y recién adquirí mi berinbau y estos vídeos me han servido de mucho para practicar, un saludo con mucho Axe desde venezuela

    ResponderExcluir
  32. Salve camará.
    Muito massa este blog. Tô baixando essas aulas de toque ainda não tinha visto esplicação tão rica em detalhes sobre toques.
    Valeu mesmo.
    Abraço.
    Branco Melo

    ResponderExcluir
  33. Jacaré do logo eu acho que seria uma otima ideia vc anotar o toque no final do video colocar na descriçao do youtube (Ex:Dom tchi tchi dom dom dom, tchi tchi dom dom dom dim, dim dim dim dim, tchi tchi dom dom dim dom)

    ResponderExcluir
  34. Valeu d+, eu aprendi tudo o que você passou!!!!!
    tenho 14 anos e fui elogiado pelo meu mestre na parte musical da capoeira.

    ResponderExcluir