segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Capoeira Iúna





Galera, aproveitando o tempo livre para postar o cd do Grupo Capoeira Iúna. Felizmente encontrei informações sobre esse grupo , então ai vai um pouco do que encontrei.

Primeiro vamos falar do Mestre do Grupo.


"Mestre Santana, nascido em 18/08/1953, iniciou-se na capoeira no início de 1970, na cidade de nascimento, Itabuna/BA. Os seus primeiros passos foram na Capoeira Regional, com Gilberto, onde aprendeu as seqüências do Mestre Bimba. Em 1971, passou a treinar com Luiz Medicina, que era o Mestre do Gilberto, onde se aperfeiçoou no jogo de balão (cintura desprezada). Nessa mesma época freqüentava a academia do Nelson Azulão, que era um dos angoleiros da cidade, sendo, inclusive considerado por ele, como seu aluno. Em 1972, fixa residência em São Paulo, onde continua o desenvolvimento do seu trabalho de capoeira, através do seu próprio método que originou o seu livro Iniciação à Capoeira. Em 1989 tem contato com a técnica do Mestre Camisa, onde reformulou e adaptou o seu trabalho dentro dessa técnica. No aspecto estrutural, procura manter a missão de fé e responsabilidade na conquista dos ideais da Capoeira Iúna."

Agora da filosofia.



"A base filosófica da CAPOEIRA IÚNA é a valorização do ser humano como portador de capacidade individual, que se adapta ao meio em que vive. Dentro desta visão, procuramos desenvolver o potencial de cada um, de acordo com os conceitos elementares de igualdade, liberdade e fraternidade no âmbito do nosso convívio. Primamos pelo desenvolvimento técnico, social e a valorização do Mestre de Capoeira, com o objetivo de elevar o pendão da capoeira, com trabalhos em todas as áreas de atuação da sociedade. Procuramos formar, adequadamente, os nossos integrantes, para que ampliem o entendimento da realidade da capoeira, com a preocupação de aprendê-la na sua plenitude, adquirindo sabedoria e razão, alicerçado na mais forte qualidade humana:
A verdade"


E por fim da organização.

"Todo o nosso trabalho é desenvolvido através do livro A Capoeira Iúna, que se encontra no livro Poesias, Conto e Opúsculo de um Capoeira e no livro Os Regulamentos.

Fazemos uma analogia entre o nosso ordenamento jurídico, onde tem a Constituição Federal com os princípios, bases e conceitos, e os Códigos Civil, Penal, Comercial e Tributário, regulamentando as atividades da nossa sociedade.

Assim o livro A Capoeira Iúna é para nós a Constituição e livro Os Regulamentos são os códigos, onde todo interessado em fazer parte da Capoeira Iúna poderá conhecer e divulgá-la de maneira adequada e dentro da nossa proposta de trabalho.

Portanto, na Capoeira Iúna, não temos nada a esconder, tudo é feito de forma transparente e sincera. Fazemos parte de um Instituto que prima acima de tudo pela verdade.

Preferimos a verdade dita em palavras rústicas à mentira em palavras eruditas.

ESTE É O NOSSO LEMA!"


Agora o que mais interessa o link:

7 comentários:

  1. Olá. Venho tentando achar uma poesia/poema sobre a capoeira que li a muito tempo na internet, mas perdi o link. Falava que o capoerista era como o vento... algo do tipo... que jogava contra um contra dois, contra três, e até contra quatro... era rápido nos ataques como um raio...


    Se alguém tiver o link por favor manda pra bravedragon@hotmail.com


    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. parabêns ao grupo de capoeira Capoeira IUNA, e ao mestre Santana, pelo belissimo trabalho que vem fazendo neste longos anos, vocês da IUNA são espelho para muitos grupos novatos que vem por aí. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de mandar uma música para o Mestre Santana, que ganhou vários festivais internos em Minhas. Como faço para ter o contato do e-mail dele?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Waldeir, para ter contato com o mestre Santana é só entrar no Blog da capoeira Iuna.
    http://capoeiraiuna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sou instrutora da Capoeira Iuna e agradeço pelo carinho, é muito satisfatório saber que a nossa capoeira contribui para o desenvolvimento de outros grupos, estamos à disposição para qualquer informação.
    www.capoeiraiuna.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a todos desse grupo,meu nome é Cristiano Alessandro Mosselin fui instrutor corda amerela desse maravilho grupo, resido na cidade de jaboticabal SP..Quero agradecer muito aos mestres desse grupo porque me ensinaram grandiosas lições!!!!E também ao ilustre contra mestre Paçoca da cidade de Limeiera SP. foi mais que um contra mestre pra mim, foi uma excelente pessoa amiga.
    Sinto muitas saudades e um dia voltarei a estar juntos de vcs mesmo se for somente para prestigiar.
    Boa sorte a todos e fiquem com DEUS!!!!

    ResponderExcluir