sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mestre Boca Rica e Mestre Bigodinho





Olá camaradas, desculpem se eu ia esquecendo do cd do Mestre Boca Rica. Ainda bem que vocês me lembraram. Como bonus vou postar dois cd do Mestre Boca Rica.

Como vocês podem ver, vou colocar o Cd Mestre Boca Rica e Mestre Bicodinho e Mestre Boca Rica - A poesia de Boca Rica.

Vagando na net encontrei um pouco da história desses Mestres.


Mestre Boca Rica

" Nascido em Maragogipe, no lendário recôncavo baiano, Manoel Silva veio pra Salvador aos 15 anos e se filiou na Academia de Mestre Pastinha, acompanhando-o até seus últimos dias. Com vários CDs gravados, depois de percorrer diversos países, ele questiona: “Os grandes mestres, como Bimba, Pastinha, Valdemar, se acabaram na maior lástima. O que se vende da Bahia é a capoeira e o candomblé, mas cadê os poderes públicos que não apóiam, não ajudam? É um descaso com os mestres antigos”.

Para as novas gerações, Mestre Boca Rica relembra: “Mestre Pastinha falava: Eu sei que vou morrer, mas quero ver a capoeira no lugar dela, no teatro, na televisão, no cinema, na escola, na universidade... Aí eu falava comigo: será que esse velho tá ficando maluco? E não deu outra, a capoeira veio crescendo, hoje tá em mais de 200 países pelo mundo afora. Nós já estamos descendo a ladeira e são vocês que têm que levar essa capoeira de angola pra frente, não a deixar morrer, se acabar”. Mestre Boca Rica também faz parte do Conselho dos Mestres."

Fonte: http://abca.portalcapoeira.com


Uma curiosidade sobre o Mestre Boca Rica, ele ganhou esse apelido por causa do seus dentes de ouro. :)


Reinaldo Santana - Mestre Bigodinho:
Exímio cantador e tocador de berimbau, nascido em 13 de setembro de 1933 na cidade de Santo Amaro, na Bahia, começou na capoeira em 1950 com Mestre Waldemar Rodrigues da Paixão, permanecendo até 1970, onde se afastou devido a repressão e discriminação sofrida na época. Em 1997, incentivado por seu amigo - o Mestre Lua Rasta, retornou ao convívio da capoeira, para a satisfação de todos que admiram essa nobre arte.

Mestre Bigodinho reside atualmente em Salvador/BA e viaja por todo o mundo levando seu conhecimento e amor pela capoeira.
Mestre Bigodinho é o padrinho da Associação de Capoeira Nação, motivo de orgulho e satisfação para todos que fazem parte da ACN.

"A Capoeira é uma defesa pessoal e cada qual se defende como pode na hora da necessidade. A capoeira não é valentia".

"Faça pouco bem feito do que muito mal feito".



Vamos aos cds:

2 comentários:

  1. muito legal a iniciativa da ACN, gostaria que o MESTRE BIGODINHO, firmasse seu proposito em LEVAR a ARTE CAPOEIRA para o BRASIL E O MUNDO, assim com MESTRE BOCA RICA... tenha MUITO ANOS DE VIDA... DOIS GRANDES ICONES da CAPOEIRAGEM...

    FRATERNALMENTE

    Prof. Lima100%CAPOEIRA
    SAPOPEMBA - SP/SP

    www.projetouniversitario.com.br

    ResponderExcluir