segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mestre Pernalonga - Caminhada





Axé camaradas, é com imenso prazer que venho atender um pedido de um dos nossos leitores. Nesse post estarei disponibilizando um cd do Mestre Pernalonga do Grupo de Capoeira Nova Geração de Angola.

Pesquisando a na internet encontrei coisas legais no site oficial do grupo, essas informações eu vou compartilahr com vocês.

Histórico
"A Capoeira Angola, dentro do âmbito artistico, é uma importante manifestação cultural brasileira; tendo como enfoque, elementos representativos como o jogo, a história, a música, o conflito e a camaradagem.

O Grupo Nova Geração de Angola, fundado em 02/11/97, vem desenvovendo um trabalho de valorizaçãoe resgate de parte da nossa cultura.

Também com intuito de formação de docentes capacitados para o ensino e a pesquisa sobre o abrangente Universo da Capoeira Angola.

Buscamos desenvolver um trabalho de qualidade, valorizando aspectos como organização, disciplina, companherismo e respeito, afim de que não formemos apenas capoeiristas, mas sim verdadeiros cidadãos."


Linhagem

Waldemar Rodrigues da Paixão

Nascido em 1916 aprendeu a arte da capoeira com Mestres escravos. Partiu em 1986, Conhecido nas Rodas de Capoeira como Mestre Waldemar da Liberdade, Waldemarda Paixão ou Waldemar do pero Vaz.

É uma lenda no mundo da capoeira e destacado pelo seu canto, tocador e grande frabricador de berimbau.

 José de Freitas

Nascido em 29 de abril de 1932 na cidade de Alagoinhas/BA. Este grande Mestre treinou em Salvador com o Mestre Caiçara, passando em seguida a treinar com Mestre Waldemar, de quem setornou contramestre.

Veio para São Paulo no final da década de 50, onde deu aulas em uma academia de luta no bairro do Brás, sendo, portanto, um dos pioneiros no ensino da capoeira em São Paulo. Posteriormente mudou sua academia para Santo André , no ABC e hoje ele está em sua cidade natal.
 Antonio Gonçalves de Melo

Nasceu em Minas Gerais em 4 de junho de 1920. Filho de baiano com mineira veio para São Paulo onde, lecionou artes marciais. Conheceu a capoeira e se formou Mestre com o Mestre José de Freitas, tendo convivido com Mestres considerados precursores da capoeira em São Paulo. Faleceu em 20 de outubro de 1990.
 Mestre Carapau

Nasceu em Minas Gerais em 4 de junho de 1920. Filho de baiano com mineira veio para São Paulo onde, lecionou artes marciais. Conheceu a capoeira e se formou Mestre com o Mestre José de Freitas, tendo convivido com Mestres considerados precursores da capoeira em São Paulo. Faleceu em 20 de outubro de 1990.
 Mestre Pernalonga

Perna iniciou capoeira aos 12 anos, ingressando na academia do Mestre Carapau, em SBC, onde se formou mestre. Em 1997, fundou o Grupo Nova Geração de Angola, levando seu trabalho para a comunidade de SBC e Diadema,onde atua até hoje, sendo a sua sede em Diadema e mantendo núcleos em SBC e interior de SP.
















































Sobre o Mestre Pernalonga
"Ela me dá a condição de conhecer e me auto-avaliar a cada dia. Ajuda a quebrar as barreiras e os limites que vemos e enfrentamos em nosso dia-a-dia.

Como na capoeira trabalhamos muito com o imediato, cada atitude requer uma resposta rápida. Aprendemos então a lidar com isso e quando começamos a trabalhar com esta parte imediata, cada vez mais temos que nos aperfeiçoar.

As pessoas que vivem na capoeira tornam-se verdadeiros homens, porque se forem maus caráter cedo ou tarde mostrarão realmente quem são.

A minha luta é estar melhorando a cada dia e refletindo isto na vida dos meus alunos. Entendo a capoeira como a vida. Não consigo falar da capoeira separando da minha vida.

É meu dia-a-dia, a forma que eu me relaciono com as pessoas, que eu conduzo a minha vida, porque uma coisa que eu guardo e o que meu mestre sempre ensinou: "Que o capoeirista deve ter dignidade".

Não há nada melhor do que não precisar ficar vigiando seus atos, a fim de ter que cumprir aquilo que diz sem acreditar nisso, o importante é fazer que sua vida seja um exemplo de sua filosofia, daquilo que você acredita e pratica.

A capoeira não é só movimentos, primeiro do que o saber, tem que haver o sentir.
A Capoeira entre as lutas é a mais amável que existe no mundo. Deus a designou que fosse puro e belo.

Mestre Pernalonga
"

Fonte: www.novageracaodeangola.com

Vamos ao cd agora:


8 comentários:

  1. no funciona el link rebisalo porfa este cd es muy bueno y seria una pena no poder bajarlo yo lo consegui pero vienen malas algunas pistas ojala lo arregles y venga ok

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, não sei se é assim que se faz um pedido, mas vou faze-lo assim mesmo, eu gostaria muito de encontrar o CD do Grupo Gingado Capoeira - Mestre Pablo, que tem a música Malandragem, por acaso vocÊ o tem?
    Abração! E obrigado pela contribuição que tem o seu blog.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de ver o novo cd do mestre pernalonga & contramestre perna: No que o tempo se destina.

    ResponderExcluir
  4. Olá,sou o coyote,esse linhagem de mestres vi que Antonio Gonçalves de Melo esta com as mesmas informações do Mestre Carapau este sim veio a falecer recente mente.

    ResponderExcluir
  5. ese e um otimo CD mas so que nâo consigo ,
    baixar as cantigas inteiras eu queria saber ,
    porque ?

    ResponderExcluir
  6. O Link funciona muito bem... o cd sem palavras, obrigado!

    ResponderExcluir
  7. A historico do mestre Carapau esta errada.

    nome é José Paulo Dias Carapau, conhecido como Mestre Carapau. Nascido na cidade de Porto Ferreira no dia 12 de Fevereiro de 1948. Começou a treinar judô aos 6 anos de idade, atingiu a faixa preta do 2º grau e deu aula de 1965 à 1970. Iniciou na capoeira em 1968, com um aluno de judô, que era formado do Mestre Traíra e em 1970 começou a treinar com o Mestre Mello na academia do bairro da Pompéia, em São Paulo.

    A academia do mestre Carapau hoje esta sobre a direção do mestre Magoo em São Bernardo do Campo - Rua Dourados 177 Vila Vivaldi - Rudge Ramos
    Grupo de Capoeira Angolinha Rudge Ramos

    ResponderExcluir