segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resultado da enquete





AVISO: O vídeo do batizado do Mestre Peixinho esta com problemas, em breve vou postá-lo novamente. Desculpem o transtorno.

Axé camaradas, esse post tem como objetivo maior comentar o resultado da nossa última enquete.
Para os que perderam a enquete era: Qual sua opinião sobre o Muzenza Fight?

Confesso que o resultado me surpreendeu como a capoeira onde os participantes são de diversas raças, culturas e costumes, a enquete obteve repostas de participantes de todos os gostos. No final o resultado foi bem equilibrado. Vejamos:


1º Lugar:Com 51 votos, representando 32% do total a resposta -> Foge da tradição da capoeira, mas é legal.
2º Lugar: Com 38 votos, representando 24% do total a resposta -> É uma ofensa aos Mestre Antigos e a tradição da capoeira.
3º Lugar: Com 26 votos, representando 16% do total a resposta -> Show! Isso sim é luta.
4º Lugar: Com 25 votos, representando 16% do total a resposta -> Rídiculo. Querem lutar vão pro MMA
5º lugar: Com 10 votoes, representando 10% do total a resposta -> Não gosto. Isso não é capoeira.

Comentando o resultado

Vou classificar as respotas em 3 categorias para auxiliar nos comentários. 1ª Radicalmente a favor, onde se enquadra o 3º lugar. 2ª Em cima do muro, onde se enquandra o 1º lugar. 3ª Radicalmente contra onde se enquadra o 2º,4º e 5º lugar.

Eu esperava uma vitória tranquila da categoria radicalmente contra, o que de certa forma aconteceu, basta somarmos os números de votos de cata categoria, entretanto essa vitória não foi tão tranquila assim. Mas por quê?

Porque muitos capoerisitasconcordam que esse tipo de jogo foge a tradição da capoeira, mas não acham esse motivo suficiente para eles não gostarem desse tipo de evento. São os em cima do muro, com todo respeito.

Mesmo assim um fato me surpreendeu ainda mais. Eu não esperava que tivessemos votos na resposta que ficou em 3º lugar, afinal ela deixa entender que a pessoa que escolheu tal resposta não acha que a Capoeira seja uma luta. Então me pergunto se ela não está no lugar errado??? De qualquer forma, a resposta pode ter várias interpretações e respeito a opinião de todos.

No final de tudo, a minha conclusão é: A capoeira é o que é por não tolerar preconceitos, ser uma arte aberta a todos que queiram aprender. E por ser a única que integra os quesitos de luta, dança e musicalidade.

Espero que tenham gostado da enquete. Axé.



Um comentário:

  1. Eu estava à espera que mais pessoal desse o seu voto.
    eu sou um iniciado na capoeira (e altamente viciado também). A minha opinião é que não me importo que existam eventos desses (cada capoeirista é livre de fazer o que quiser), mas não apoio que transformem a capoeira e esqueçam a tradição e, de certa maneira, o respeito por tudo o que é a capoeira (acho que isso ainda não aconteceu).

    Cumprimentos para o melhor blogspot do MUNDO e para todos os capoeiristas. AXÉ

    ResponderExcluir