quarta-feira, 15 de julho de 2009

[Atendendo a pedidos] Cd Capoeira Canto e Magia vol1 - Mestre Ricardo





Axé camaradas,
é com imenso prazer qeu venho realizar essa postagem. Queria agradacer ao leito Sabiá, pois sem ele eu não saberia identificar que esse cd seria do Mestre Ricador do Grupo Capoeira Canto e Magia.


Através do site que o leitor Sabiá achou, pude não somente identificar o cd, mas também encontrei um histórico do Mestre Ricardo, dispensando minhas habituais pesquisas na internet. Então vamos ao histórico:

Mestre Ricardo


"Nascido em 3 de Agosto de 1971, na cidade de Santos/SP, filho de Antônio Carlos do Espírito Santo, natural do Rio de Janeiro e de Sueli Rodrigues dos Santos, natural de São Vicente, iniciou a capoeira e suas primeiras pernadas pelas ruas da mesma em 1985, precisamente na Rua São José no bairro do Embaré.
Ingressou na Escola de capoeira Aruanda em 1986, com o Contra-Mestre Cícero Tatú (José Cícero França da Silva), hoje Mestre. Em 1987 conquistou sua primeira graduação (Verde), em 1988 pula da segunda para a terceira graduação (Amarela) e começa a dar aulas na academia do Mestre (período vespertino) e em 1990 tornou-se professor (Azul). Em 1991, Mestre Cícero fecha sua academia (por motivos pessoais) e para de dar aulas, porém os professores tentaram achar uma solução para que isso não acontecesse, Ricardo chega, mesmo sem condições financeiras para tal, a propôr ao Mestre para que alugassem uma sala pequena para a continuidade do trabalho, mas o Mestre já estava decidido a ir para a Associação de capoeira Senzala e freqüentar as aulas de seu mestre, Sombra. Ricardo então não viu outra solução e passou a freqüentar a academia de Mestre Fábio parada (Associação de capoeira Movimentos), onde já tinha conquistado vários amigos e era querido. Em pouco tempo, Ricardo já era integrante da Associação, conquistando um horário para ministrar aulas e em 1992, na festa de 10 anos da Associação, conquistou a graduação de Contra-Mestre (Azul e Branca).
Desde 1990, Ricardo já freqüentava a Praia Grande, que por sua vez, veio definitivamente em 1992 e em 23 de Novembro 1994, funda o Grupo Canto e Magia de capoeira. Em 1995, o Contra-Mestre Ricardo tem uma passagem rápida pela Senzala de Mestre Sombra, onde todas as manhãs, tivera aulas com o próprio Mestre. Em 1996 e 1997, Ricardo tem o privilégio de treinar, aprender e aperfeiçoar a Capoeira Angola, com Mestre Deraldo (USA), dedicando-se exclusivamente à ela, visitando academias como a de Mestre Plínio, conhecendo Mestre Moa do Katendê e Mestre Sílvio Acarajé (que o chamava de Mike tyson da capoeira, devido ao tamanho do bíceps) e em 1997, fora pela primeira vez para Salvador, participando da III clínica de Capoeira Angola pela FICA, onde conheceu grandes nomes da nossa arte, tais como: Mestre Dois de Ouro, Mestre Gigante, Mestre Caiçara, Mestre Marinheiro, Mestre Acordeon, Mestre Cobra Mansa, Mestre João Pequeno, Mestre Jelon, Mestre Boca do Rio, Mestre Bigodinho, Mestre Paulo dos Anjos, Mestre Mala, Mestre Barba Branca, Mestre Marrom, Mestre Lua de Bobó, Mestre Jaime de Mar Grande, Mestre Jurandir, Mestre curió, o artista plástico Carybé e tantos outros. Ainda em 1997, Ricardo iria para os Estados Unidos, levado à convite do Mestre Deraldo, porém por motivo de saúde na família, desiste e retoma suas atividades a pedido de seus alunos (sistema antes de participar das atividades com Mestre Deraldo). Ricardo então volta com suas aulas, batizados, troca de graduações e implanta novos sistemas de aulas, metodologias de ensino, passa a usar corda e não mais cordão, porém não perdendo sua essência. Em 1999 é graduado a Mestre de capoeira, tendo como padrinhos de formatura os Mestres: Gajé (BA), Boca Rica (BA) e Artur Emídio (RJ).
De lá pra cá, Mestre Ricardo recebeu diversos certificados e diplomas de reconhecimento como Mestre em capoeira de grandes Mestres de nossa arte, lançou dois cd´s, participou de vários programas de tv, revistas de capoeira, artes marciais e outras, ministrou cursos, palestras, promoveu encontros com a presença de Mestres conceituados em nosso cenário capoerístico, tais como: Artur Emídio(RJ), Gajé(BA), Boca Rica(BA), Leopoldina(RJ), Jogo de Dentro(BA), Burguês(RJ), Peixinho(RJ), Ramos(RJ), Mintirinha(RJ), Reginaldo Pimentel(RJ), Suassuna(SP), Brasília(SP), Nacional(RJ), King(RJ), Sombra(Santos), Bandeira(Portugal), Eduardo Storti(França), Dedé(Alemanha), Bigodinho(Espanha), Aberrê(Espanha), Joel(SP), Jaguara(SP), Dinho Nascimento(SP), Ginga(SP), Piloto(SP), Benê(SP), Gladson(SP), Meinha(SP), Geraldo Baiano(SP), Pinatti(SP), Canhão(Itália), Touro(RJ), entre outros não menos importantes.
Atualmente ministra aulas em academias e escolas, divulgando a capoeira, o grupo Canto e magia e a Baixada Santista para o mundo, com humildade, sabedoria, simplicidade, amor, carinho e aprendendo cada vez mais para melhor ensinar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário