quarta-feira, 22 de julho de 2009

[Atendendo a pedidos] Mestre Roberval - Grupo Capoeira Filhos de Angola





Axé camaradas,
é com muito prazer que venho atender mais um pedido de nossos leitores. Venho postar o cd do Mestre Roberval do Grupo Capoeira Filhos de Angola.


Confesso que não conhecia este de grupo de capoeira angola. Entretanto, com certeza é um grupo de primeira. Na capoeira angola os capoeiristas realmente seguem a tradição, então é difícil você achar um grupo de angola que não seja bom. Ao contrário da regional, onde em cada esquina surge um grupo novo, com novos "mestres". Deixando essa polêmica de lado, vamos ao um breve histórico do grupo e do mestre.

Capoeira Filhos de Angola


"Os fundadores do "Grupo de Capoeira Filhos de Angola", Mestre Roberval e Mestre Laercio, trabalharam a maior parte das suas vidas para preservar e ensinar a arte da Capoeira Angola. Fundaram o grupo no ano 1981 em Salvador, Bahia. Desde então trabalham para desenvolver um grupo forte e organizado. Hoje o "Grupo de Capoeira Filhos de Angola" é um grupo bem respeitado em Salvador, o coração da Capoeira Angola no Brasil, onde Mestre Roberval esta segurando o grupo. O trabalho do Mestre Laércio também dá ao grupo um nome respeitado na Europa, onde ele esta morando e practicando sua arte. "
Fonte: http://angola.poesiaciber.com/fund.htm

Mestre Roberval

"Roberval do Espírito Santo nasceu no dia 20 de novembro de 1964 , no bairro de Cosme de Farias (na Rua Heitor Dias, avenida Cristã, número 60 Salvador-Bahia -Brasil)

Começou a aprender Capoeira Angola aos 14 anos de idade , neste mesmo bairro , aprendeu a tocar berimbau com seu irmão mas velho, através de um berimbau de lata que seu irmão fez para ele. Foi levado por este mesmo irmão para apreciar uma roda de Capoeira no Campo Velho, na Academia do Mestre Alfredo , e lá teve a oportunidade de tocar berimbau, sendo assim, o Mestre Alfredo gostou e o convidou a participar das rodas de Capoeira. O seu irmão não só ensinou a ele a tocar berimbau como também a Ginga da Capoeira e alguns movimentos que ele sabia, então todas as rodas de Capoeira que tinha no bairro ele participava e cada vez mais ele aprendia a jogar Capoeira.

Através de uma roda de Capoeira no colégio João Pedro (no Bonocô) em 1981 , ele conheceu Laércio , Rosalvo , Fábio e outros : e junto com Laércio ele fundou o Grupo Filhos de Angola.

Neste mesmo ano de 1981 ele participou das rodas de Capoeira no Centro de Cultura Popular na Academia do Mestre João Pequeno, e la ele conheceu o Mestre Moraes, Cobrinha (Cobra Mansa), Curió, Lua de Bobó, João Grande e outros grandes capoeristas, e jogando com eles o Mestre Roberval conseguiu desenvolver bastante a sua Capoeira.

Em 1982 Roberval e Laércio treinaram juntos com Cobrinha no Dique do tororó , porque Cobrinha foi morar no mesmo bairro que eles moravam, eles ficaram grandes amigos.

Em 1985 através de Cobrinha , o Mestre Moraes convidou Roberval para ser Contramestre de sua academia.

Por motivos de alguns problemas ele se afastou do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho e foi trabalhar com o seu próprio grupo que é o Grupo Filhos de Angola.Viajou para dar curso de Capoeira Angola em alguns países da Europa como: Alemanha , França , Dinamarca e Suécia .

Hoje em dia ele continua com o Filhos de Angola dando aula na academia Julião Castello na Av. Otávio Mangabeira, 2521-Pituba-Salvador -Bahia."

Fonte: http://cuica.tripod.com/filhosdeangola.htm


Agora vamos ao cd:


6 comentários:

  1. ea rapaz!
    boa musica
    todo muito bom, eu sou do chile
    eu tambem tenho muita musica
    meu blog e

    http://misticocapoeira.blogspot.com

    mais eu nao tenho um que outro cd, eu tou procurando o cd filhos de bimba escola de capoeira, se vc tiver :D

    muito obrigado camara

    axe

    ResponderExcluir
  2. cade o do mestre roberval com o contra mestre perna?

    ResponderExcluir
  3. Alguem consegue o Cd do Mestre Roberval com Mestre Perna ( Mare de Março )

    ResponderExcluir
  4. cADÊ O CD DO MESTRE rOBERVAL COM O mESTRE PERNA CAMARÁ?

    ResponderExcluir