segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Especial Mestre Toni Vargas





Axé camaradas,
hoje decide postar todos o meus cds de um dos que julgo maiores cantores da capoeira contemporânea, Mestre Toni Vargas do Grupo Senzala.



Como de praxe pesquisei na internet e felizmente achei a história deste grande Mestre no seu próprio site. Então vamos lá.

Mestre Toni Vargas
"Morei no Engenho de Dentro, subúrbio do Rio. Lá, eu tinha um grupo de amigos muito especiais: nós éramos mais que amigos, éramos irmãos de capoeira e de farra nas rodas da vida. Ali, eu vivi meus encontros mais espontâneos com a capoeira, o lado moleque, a vadiação, o treino na terra, sem mestre, sem nada. O prazer de cantar e tocar berimbau à vontade (naquela época para tocar em uma roda tinha que ser bamba), o prazer de descobrir na capoeira uma saída para a nossa pobreza, para os conflitos da adolescência, para inaugurar um estilo de viver. Meus amigos eram negros e eu também. Eu era “Black Power”. Minha dança era negra, minhas namoradas eram negras e o que eu mais amava - a capoeira - era negra.
Entrei na capoeira aos 10 anos, com Mestre Rony, do Grupo Palmares de Capoeira, em um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi a chance da minha vida. Infelizmente, ele já se foi. E seu final foi de miséria, loucura e dor como, aliás, o de muitos que ajudaram a capoeira e não puderam ter um final digno. Creio que seja responsabilidade de todos os capoeiristas lutarmos para que, hoje em dia, isso não mais aconteça.
Nos meados dos anos 70, passei a praticar capoeira no bairro da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro, com Mestre Touro - Grupo Corda Bamba. Ele foi meu segundo mestre. No grupo Corda Bamba, eu tive a oportunidade de conhecer grandes mestres. E, certamente, beber o axé de Mestre Touro, foi fundamental na minha história de capoeira.
Com o mestre Leopoldina eu não tive a honra de treinar, mas considero-me um pouco seu aluno. O mestre é daqueles que, parado ao seu lado, já está te ensinando. Eu, sempre que posso, fico ali “aprendendo de estar do lado”. Aliás, antigamente era assim, não havia um ensino sistemático da capoeira, não havia métodos e nem didáticas. Era seguir o mestre, ficar atento, e procurar transformar aquilo em alguma coisa sua. O mestre Leopoldina quando canta, toca ou joga, ensina. Quando conta suas incríveis histórias, ensina. Quando sorri ou nos recebe em sua casa, ensina. Enfim, o mestre não precisa dar aulas para ensinar: ele é o próprio ensinamento."



20 comentários:

  1. Sim tenho. Atualizei o post hoje mesmo (08/10/2009).

    ResponderExcluir
  2. Estes aí são todos os cds do Toni Vargas?

    ResponderExcluir
  3. Pow cara mto bom tava procurando mesmo esse novo CD!!!
    Vlws
    Toi Vargas é simplesmnte Mto bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola!! Sou aluno do mestre TONI, e responsavel pelas gravacoes dos CDs dele. Peço a todos que utilizem a internet com responsabilidade! Ou seja, podem ate baixar o conteudo dos CDs, mas, quando tiverem a oportunidade comprem o original com o mestre para termos recursos para contiarmos a fazer um trabalho de qualidade.

    Axe,

    Troia

    ResponderExcluir
  5. alguém sabe listar o nome das músicas do disco Capuraginga na ordem?

    ResponderExcluir
  6. nao estou conseguindo baixar cd do mestre toni vargas, da uma moral ae

    ResponderExcluir
  7. Salve Para Todos Camarás.
    Toni Vargas Eah Sem Dúvida Mais Que Um Mestre Eah Um Poeta. Muitoo Bons Os CDs Delle.
    Galera pra Quem Ainda Não Conhece Vamos Lah.
    Existe Um Canal(Site) Do Capoeira Criado Por Jorge Itapuã Beiramar Tem Os Retalhos(Dicas, História, Opiniões) Do Mestre Toni Lah Também
    abeiramar.tv
    Axéé
    Kaique Bernardes

    ResponderExcluir
  8. Bora Divulgar Esse Canal?
    Elle Não Tem Soah Capoeira Não Para Quem Quer Ver Outras Coisas Lah Pode Chegar Sua Visita Eah Sempre Bem Vinda, Tem de Tudoo.
    Vamos Divulgar Awee Pessoal.
    abeiramar.tv
    e quem puder ajudar no projeto capoeira q roda por favor sua ajuda será muito bem vindaa
    mais informações:
    abeiramar.tv
    Axé
    Kaique Bernardes

    ResponderExcluir
  9. Para quem não sabe Jorge Itapuã Beiramar eah Filho Do Mestre Nestor Capoeira(Que Participou no CD Os Fundamentos Da Malicia) Aiii em cima Capa Vermelha

    ResponderExcluir
  10. Tivemos a honra de ter tony vargas em nosso evento,dando palestra e aulão,foi realmente um otima esperiencia para nos.
    confina nosso dvd.axé

    www.brasilartcapoeira.com

    ResponderExcluir
  11. o link do cd Capuraginga esta quebrado

    ResponderExcluir