sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mestre Jelon





Axé camaradas,
é com muito prazer que venho postar o cd do Grande Mestre Jelon.

Para quem não conhece o Mestre Jelon, fique sabendo que é um mestre bastante renomado no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Pesquisando na internet encontrei bastante coisa sobre o Mestre Jelon. Vale a pena conferir.



Mestre Jelon

"Mestre Jelon Vieira fundador da Capoeira Luanda, um mestre de renome mundial e professor de capoeira. Nascido em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil, em 1953. Começou a treinar Capoeira Angola, com a idade de 10 anos com Mestre Emérito e posteriormente em continuar com o Mestre Bobô. Em 1969, ele conheceu Mestre Eziquiel com quem ele estudou Capoeira Regional e teve a honra de desfrutar de aulas na academia de Mestre Bimba.

Desde sua chegada os E.U. em 1975, o Sr. Vieira tem catalisado o crescente interesse e compreensão da cultura brasileira ao mesmo tempo desenvolver e ensinar Capoeira. O Sr. Vieira ensina capoeira a pessoas de todas as idades e de todas as esferas da vida, tanto no Brasil e nos Estados Unidos. Ele ensinou o futebol de Pelé e grandes estrelas do cinema americano Wesley Snipes e Eddie Murphy. E trabalhou em filmes com Brooke Shields, Timothy Dalton, e os diretores Robert Wise e Robert Miller. Apesar de residir em Nova York, o Sr. Vieira passa vários meses por ano no Brasil. Um de seus objetivos a longo prazo é a de abrir um centro para crianças carentes, utilizando a capoeira para construir auto-estima e auto-disciplina e para começar a mover essas crianças das ruas e no sistema educacional e da sociedade. O Sr. Vieira e Loremil Machado é o pioneiro da capoeira nos Estados Unidos.

Sr. Vieira é ensinado em muitas oficinas de residência e foi um professor convidado na Universidade de Yale Africano-americano de Estudos do Departamento de 12 anos com o Dr. Robert Ferris Thompson. Ele também ensinou em muitas outras universidades e faculdades, incluindo a Universidade da Pensilvânia, Universidade de Denison, Oberlin College, Universidade de Columbia, Nova York Yniversity, Universidade de Stanford, Duke University, University of Nebraska, University of Miami, entre outros. Em 2000 foi convidado como Eminent Scholar na Universidade da Flórida, em Gainesville, FL para um semestre.

Em 1993, após uma década de colaboração entre Tha Capoeira Foundation e do Centro Comunitário Cultural Carver, Sr. Vieira e Centro Carver Director Jo Long decidiu criar Ilê Bahia de San Antonio, a Casa de Arte Africano-Brasileira. A organização foi criada em 1993 para estabelecer um nível de instrução profissional e centro de treinamento no Africano-brasileira artes cênicas. Especial ênfase é colocada sobre a formação em situação de risco, jovens de minorias de forma positiva e culturalmente afirmando atividade.

Traduzido através do Google Translator. Fonte: http://www.capoeirastl.org/MestreJelon.html


Capoeira Luanda

"Capoeira Luanda nasceu da união de capoeiristas de épocas e experiências diferentes, com a participação efetiva dos professores, instrutores e graduados do mestre Jelon, contramestre Guerreiro e contramestre Apache. O Capoeira Luanda foi fundado no dia 06 de abril de 2007, depois de um longo processo de estudo e pesquisa sob a direção do mestre Jelon - EUA.

O Capoeira Luanda tem como objetivo em comum trazer para o mundo da capoeira uma proposta diferenciada no que tange a administração de uma forma bem democrática em que todos os seus integrantes tenham autonomia para participar do processo evolutivo do Capoeira Luanda.

A razão do nome Luanda é uma homenagem ao meu mestre Eziquiel Martins, que fundou em 1963 o Grupo Luanda de Capoeira em Salvador, na Bahia-Brasil. Também, o nome foi inspirado no significado do nome Luanda, que quer dizer “a junção da Lua e da Terra” no dialeto Yoruba e “Paz e Terra imaginária” no dialeto Bantu. Luanda, como sendo a capital de Angola, teve o porto mais importante na época da escravidão e do Mercado de Africanos trazidos como escravos para as Américas. Luanda era a cidade onde os Africanos davam seu último adeus à África. Então, foi desse Mercado de Escravo que iniciou a riqueza da Cultura Africana no Brasil.

O Capoeira Luanda trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que busca atuar na divulgação e promoção da Capoeira e culturas afro-brasileiras, trabalhando também na formação de uma consciência junto a criança e ao adolescente, contribuindo para o desenvolvimento psico-social positivo, através dos princípios e movimento da Capoeira. Partindo da perspectiva da capoeira como uma forma de valorização das manifestações da cultura popular brasileira, rica em significados e possibilidades. Esta associação se justifica pela importância que este esporte possui numa grande ajuda no processo educacional.

O Capoeira Luanda é constituído por alunos iniciantes, alunos graduados, instrutores, professores, contramestres e mestres. É dirigido pelo mestre Jelon Vieira e em segunda estância pelo conselho de contramestres e professores. Nosso objetivo é divulgar e procurar desenvolver todos os aspectos da Capoeira. Já estamos presente em 7 países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Peru, Holanda, Itália e Turkia.

O Capoeira Luanda tem como filosofia divulgar, desenvolver e expandir a Arte-Luta Capoeira no Brasil e no Mundo, priorizando o desenvolvimento técnico e teórico de seus integrantes, enfatizando a valorização pessoal e profissional e acima de tudo a lealdade, respeito e a valorização pelo ser humano."




Curiosidade

"Um brasileiro está entre os agraciados com o mais importante prêmio nacional dos Estados Unidos nas artes tradicionais. Mestre Jelon Vieira, 55, vai receber o National Treasure, concedido pelo National Endowment for the Arts (NEA, em inglês), em cerimônia na Casa Branca em Washington D.C., pela divulgação da capoeira no país. A escolha é feita pelo público, com freqüência composto por membros das comunidades dos premiados. Em seguida, um grupo de especialistas em artes tradicionais e folclore avalia o trabalho dos indicados, baseado na contribuição e compromisso deles em ensinar e praticar a arte. O painel de especialistas indicou 235 pessoas este ano, das quais 11 foram escolhidas para receber o prêmio. O alto nível revela a excelência artística dos escolhidos e a contribuição para a herança cultural da nação. Nativos do Brasil, Peru, Etiópia, Coréia e Estados Unidos confirmam, através do prêmio, a importância das artes nesta verdadeira mistura cultural de etnias. Mestre Jelon Vieira Mestre Jelon recebe merecidamente o prêmio pela preocupação em divulgar a capoeira nos Estados Unidos. Desde a chegada dele no país, na década de 70, vem ensinando e realizando apresentações. Em 1977, fundou a companhia profissional de dança contemporânea DanceBrazil, sediada em Nova Iorque e com apresentações já realizadas na Europa. Promoveu ainda mais a capoeira através da Capoeira Foundation, criada por ele em 1980, dando ênfase à dança e à música. O Centro Cultural Brasileiro em Nova Iorque reconheceu Mestre Jelon como o Pioneiro da Capoeira nos Estados Unidos, no ano de 2000. Levando a arte país afora

Os outros imigrantes agraciados com o prêmio são o artista Jeronimo E. Lozano (Peru), pela fabricação de altares portáteis, a dançarina e música coreana Sue Yeon Park, e Moges Seyoum, cantor de músicas litúrgicas da Etiópia, e Walter Murray Chiesa, especialista em artesanato de Porto Rico. Uma série de eventos no mês de setembro marca a premiação, incluído um banquete na Biblioteca do Congresso Americano, uma apresentação no Capitólio e um concerto no Music Center de Strathmore em Bethesda, Maryland, na sexta-feira (19). O prêmio é patrocinado pela Fundação de Restaurantes Darden, em conjunto com a família Red Lobster, Olive Garden, LongHorn Steakhouse, The Capital Grille, Bahama Breeze e os 52 restaurantes Seasons. A NEA foi estabelecida pelo Congresso em 1965 como uma agência independente do governo federal. É dedicada a apoiar e levar as artes para todos os 50 estados americanos, inclusive para as bases militares, áreas rurais e urbanas. "

Fonte : http://www.portalcapoeira.com


Agora vamos ao cd:

Nenhum comentário:

Postar um comentário